A atribuição de bolsas de estudo, assim como auxílios de emergência de natureza excecional para casos comprovados de carência económica grave e pontual, visa assegurar recursos financeiros aos estudantes do ensino superior, de modo a contribuir para a consagração da igualdade material de oportunidades aos estudantes do ensino superior, designadamente àqueles em condições de carência económica comprovada.
A bolsa de estudo é um apoio financeiro para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuído pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.
As condições de atribuição de bolsas de estudo no âmbito do sistema de apoios sociais para a frequência de cursos ministrados em Instituições de Ensino Superior encontram-se definidas no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior (Despacho n.º 7253/2024, 2.ª série, de 3 de julho).
Para mais informação deve dirigir-se à nossa sede de Serviços ou contactar-nos através dos contactos disponíveis neste site.
Links rápidos:
Simulador de Atribuição de Bolsa de Estudo
..........................................................................................................................
Cofinanciado por: