Os Serviços de Acção do Politécnico do Porto (SAS do P.PORTO) encontram-se, enquanto unidade orgânica e com estatutos publicados, com 20 anos de vivência de um serviço público especial e, como outros, imprescindível para o futuro do conhecimento e de um desenvolvimento harmonioso da nossa sociedade.
Através de entrevistas e testemunhos, diversas personalidades partilham o passado e projetam o futuro. Contamos com antigos ministros, Couto dos Santos, Manuela Ferreira Leite e Guilherme d’Oliveira Martins, com antigos e atuais lideres do movimento estudantil, Miguel Pinto, João Cardoso, João Videira, Ana Luísa Pereira e José Diogo Pimentel, com diplomados e estudantes com papel direto na ação social, como Carlos Palhares ou Rui Soares, com a visão do início através de Luís Soares, com a leitura constitucional de Vital Moreira, com abordagem filosófica e científica de Cândido da Agra e com a leitura do Padre Lino Maia ou de António Tavares. Uma abordagem simples, com tantas personalidades relevantes que marcam presença e se associam aos SAS do P.PORTO. Com uma imagem de capa especialmente cedida por Alexandre Farto, conhecido por Vhils, que se associou a este projeto.
Uma centralidade sobre o percurso geral realizado, desafios atuais e desafios futuros na órbita da ação social no ensino superior. Uma reflexão sobre a evolução das políticas públicas em torno da ação social, que confere particular enfoque nos 20 anos dos SAS do P.PORTO, aborda a temática como fator de mobilidade e transformação social e fornece pistas para a ação futura.
A publicação será apresentada amanhã, dia 3 de abril, pelas 18h30, na Sala de Atos da Presidência do Politécnico.