Através de um processo contínuo de desenvolvimento de competências, as ações de valorização do diplomado dos SAS têm-se intensificado ao longo dos últimos anos. Prova disso foi o excelente feedback que recebemos da parceria criada com a FAP, em 2016, que possibilitou que três estudantes integrassem a equipa do Pólo Zero e o gabinete de Comunicação dos SAS.
Este projeto de cooperação ativa e articulação em rede teve tão bons resultados que os SAS do P.PORTO e a FAP decidiram relançar a iniciativa. Aberto novo concurso aos diplomados do Politécnico do Porto, foram selecionados três estudantes do Instituto Politécnico de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP): a Raquel Lopo, a Eva Carreira e o Daniel Dantas.
Oriunda de Espinho, a Raquel concluiu a licenciatura em Marketing, em junho de 2017, e agora conta-nos o seu percurso profissional e a dificuldade de se lançar no mercado de trabalho: “Não é (de todo) aquilo estamos à espera! Após a concluir o curso, decidi iniciar um projeto pessoal, no IPO do Porto. Foi após a sua consolidação que me candidatei a este projeto. É, de facto, uma chance muito gratificante, com muitos desafios, daí a minha grande expectativa!”
O mesmo aconteceu com a Eva, de S. João da Madeira, que terminou recentemente a licenciatura em Comunicação Empresarial. Aos 21 anos, inicia a sua experiência profissional com este projeto: “Depois de meses à procura de trabalho na área, ser selecionada para integrar este projeto foi realmente inesperado para mim. Este estágio interno revela-se uma ótima oportunidade para potenciar as competências que adquiri ao longo da licenciatura, sobretudo pelo foco na minha área de formação.”
O Daniel, licenciado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e estudante do mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), explica-nos o porque de não hesitar em abraçar este projeto: “É um prazer enorme representar duas instituições de prestígio: os SAS do P.PORTO e a FAP. Poder colaborar com quem concede, ano após ano, excelentes oportunidades aos estudantes é muito positivo!”
A realização desta formação, em contexto real, pretende promover e valorizar os diplomados, contribuindo para a dinamização de atividades para e pelos estudantes da Academia do Porto.
Mais uma iniciativa dos Serviços de Acção Social, que se mantêm Sempre Perto! Perto de ti!