Durante aproximadamente 1 mês, a equipa médica dos SAS percorreu todas as escolas do Politécnico do Porto e recolheu diferentes dados relativos aos seus hábitos e comportamentos de saúde física e psicológica.
Com o apoio das Associações de Estudantes, a nova edição dos Rastreios contou com a participação genuína de centenas de jovens que, desde logo, demonstraram interesse em implementar algumas mudanças no seu autocuidado. Este feedback é extremamente essencial uma vez que sublinha a importância destas ações para avaliar o bem-estar global e o impacto destes nas diferentes áreas de vida, em particular no desempenho académico.
No final de cada participação, o estudante pode conhecer os resultados e, se necessário e assim entendeu, solicitar um acompanhamento profissional da equipa dos SAS para melhorar alguns indicadores avaliados, como por exemplo uma consulta de nutrição gratuita.
Segue-se agora a fase de tratamento da informação recolhida para que, mais tarde, esta possa ser remetida para os estudantes que a solicitarem. O principal objetivo, tal como ocorreu o ano passado, é a criação de um Plano de Ação Específico que promova a melhoria do bem-estar dos estudantes.
Um desafio bem sucedido pelos SAS do P.PORTO, numa intervenção próxima e que reforça o acompanhamento cuidado e personalizado no domínio da Saúde.
O sucesso e bem-estar depende de cada um. Para isso podes contar com os SAS que prometem estar Sempre Perto! Perto de ti!